Ver Todos os Cursos

CURSOS

Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia tem como objetivo prevenir, diagnosticar e reabilitar os distúrbios da comunicação humana nas áreas da fala, voz, linguagem e audição.

Assim como um instrumento musical que participa de uma orquestra, a voz precisa de preparo, ritmo e adequação para estar em sintonia com os demais elementos em seu entorno. É neste contexto que a Fonoaudiologia atua, realizando um trabalho de orientação, prevenção e aprimoramento de voz, o que traz como benefício não somente uma qualidade vocal boa e adequada para o canto, mas principalmente garante a saúde vocal ao cantor.

Palestra: Prevenção de distúrbios vocais em cantores
Serão abordados conceitos e práticas que levarão o participante a compreender o processo de produção vocal, identificar os abusos vocais que realiza e aprender como utilizar a voz a seu favor nas relações interpessoais e no canto. Será realizada vivência de práticas corporais e vocais e fornecidas orientações para prevenção de alterações de voz.

Avaliação Fonoaudiológica
Inicialmente é realizada anamnese fonoaudiológica, onde são coletados dados do histórico do paciente e detalhes a respeito da queixa apresentada, dos sintomas, hábitos vocais, dados a respeito da saúde geral, auditiva e vocal, do sono, da alimentação, da rotina profissional, tratamentos realizados anteriormente, entre outros.
Em seguida é realizada a avaliação perceptivo auditiva vocal e acústica da voz e da fala, na qual será coletada uma amostra vocal por meio de registro em áudio e vídeo e realizada analise acústica computadorizada da voz. Neste momento serão avaliados a qualidade vocal do paciente, a extensão vocal, os harmônicos da voz, a ressonância, o comportamento vocal, a dinâmica respiratória, estruturas da fonação, articulação da fala, habilidades gerais de comunicação, postura e tensões corporais, entre outros. Além disso, são avaliados aspectos específicos como a performance vocal e corporal em palco e a técnica da voz cantada utilizada.
Em alguns casos poderá ser solicitada avaliação médica, otorrinolaringológica, para melhor acompanhamento do caso.

Terapia Fonoaudiológica
Nos casos em que for diagnosticada alguma alteração durante a avaliação fonoaudiológica, será indicada fonoterapia, a qual será realizada na própria escola de canto, com frequência semanal e duração de 40 minutos por sessão.
Os atendimentos poderão ser realizados individualmente ou em grupos de até 4 pessoas, dependendo das especificidades de cada caso.
O tratamento fonoaudiológico para alterações vocais é voltado principalmente para a promoção da mudança do comportamento vocal, orientação sobre saúde vocal e realização de exercícios, técnicas vocais, que promoverão a adequação dos padrões de fonação alterados.
São realizadas reavaliações periódicas, as quais são comparadas com os parâmetros vocais levantados na avaliação inicial e facilitam a compreensão da evolução do processo terapêutico.

Curso de Aprimoramento vocal
O cantor necessita desenvolver seu potencial vocal para conseguir o maior rendimento e melhor performance com menor desgaste da voz. Os cantores que realizam o aprimoramento vocal e exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal previnem o envelhecimento precoce da voz, evitam a fadiga vocal e a rouquidão após o uso intensivo da voz.
O curso é composto por três Módulos: Básico, Intermediário e Avançado com 3 meses de duração cada.
Serão realizados encontros quinzenais com 1 hora de duração, em grupos com no máximo 10 alunos.
Ao final de cada módulo, haverá entrega de certificados de participação.
O curso compreende informações teóricas básicas sobre a dinâmica da produção vocal e os elementos que participam deste processo.
Será realizado um trabalho de esclarecimento e conscientização sobre respiração, postura, relaxamento e saúde vocal, proteção contra possíveis lesões decorrentes do mau uso da voz, associado a exercícios práticos de ressonância, articulação, impostação vocal, resistência vocal, treinamento auditivo, propriocepção, postura comunicativa e expressividade, além do trabalho com outros parâmetros de qualidade vocal como ataque vocal, intensidade, altura, modulação e coordenação pneumofonoarticulatória.
Ao final do curso pretende-se observar melhora da eficiência, flexibilidade, projeção, extensão e qualidade vocal, aumento da resistência e melhor expressão vocal com modificação na postura comunicativa do aluno.

Atendimento como Personal Voice Trainer
Acompanhamento individualizado para alunos ou profissionais que buscam maximizar seu desempenho vocal e preservar a saúde da sua voz. São fornecidos orientações e exercícios personalizados e desenvolvido um roteiro específico de aquecimento e desaquecimento vocal. Pode ser realizado o acompanhamento das aulas de canto observando e orientando o aluno quanto à performance vocal e com relação aos comportamentos que podem ser nocivos para a voz. Além disso, pode ser realizado o acompanhamento in loco durante shows, gravações de CDs e DVDs, realizando preparação vocal e monitoramento, visando promover o máximo desempenho com o mínimo esforço vocal e desenvolver o condicionamento e a resistência vocal dos cantores. Os serviços oferecidos podem incluir ainda a recuperação vocal no pós-show, técnicas para aumento da resistência vocal durante a alta demanda e orientações à equipe de produção.

Diferencial

Priscila Navarro, fonoaudióloga da Projeto Sonoro, irá promover diferentes formas de atendimento e de aproveitamento deste benefício exclusivo da Projeto Sonoro. Não apenas os alunos de canto, mas todos os alunos da escola podem se beneficiar dos serviços e preços diferenciados proporcionados por mais esta parceria. Palestra: Prevenção de distúrbios vocais em cantores; Avaliação Fonoaudiológica; Terapia Fonoaudiológica; Curso de Aprimoramento vocal;

Próximos Eventos

26/08/2017

Entrega de Certificados de Guitarra.